sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Maria Gadú no Verão Sergipe 2011

Temperatura nas alturas. O verão já está apontando e é hora de se preparar: o Verão Sergipe já tem local e data marcada. Acontecerá na Praia da Caueira, município de Itaporanga d’Ajuda, nos dias 4 e 5 de fevereiro. A iniciativa do Governo do Estado - que tem a coordenação da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e conta com o apoio da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) e da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) - é uma festa já consolidada no calendário turístico do Estado, por fomentar a cultura e o turismo nos locais que recebem o evento.

O objetivo da festa é fomentar a cultura, além de promover a inclusão social e fortalecer o turismo na região, porém, por conta das dificuldades financeiras que o Estado enfrenta e pela obra de implantação da Orla na Praia da Atalaia Nova, a programação de 2011 será reduzida - ocorrendo apenas na Caueira, município de Itaporanga D’Ajuda. A praia, localizada no litoral sul do estado, passa por obras de saneamento básico, contemplando a drenagem e pavimentação de ruas - viabilizadas através do programa Sergipe Cidades - que teve sua ordem de serviço assinada na edição do Verão Sergipe 2010.

O objetivo da reforma é, principalmente, beneficiar os moradores e turistas que frequentam o local o ano inteiro, e que tem sido ponto obrigatório para os turistas que visitam o Estado, desde a inauguração da Ponte Joel Silveira, que facilitou o acesso à praia. O serviço será uma obra permanente e para além dos eventos que acontecem durante o Verão Sergipe, e está prevista para ser finalizada em janeiro de 2011, estando pronta para receber o evento no mês seguinte.

A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, afirma que o Verão Sergipe já é marca consolidada para a cultura e o turismo no Estado, por isso, mesmo com as dificuldades financeiras, o Governo de Sergipe não poderia deixar de realizar a festa. “Na sua terceira edição, o evento cresceu, ganhou contornos mais culturais e atraiu multidões por todos os lugares pelos quais passou. Infelizmente este ano, por conta de diversos fatores, não poderemos realizar muitas das atividades que estávamos habituados, mas isso não desmerece a festa, pelo contrário, mostra o compromisso do Governo de Todos em promover momentos de alegria para a população, sempre com responsabilidade com o orçamento do Estado”, ressaltou a secreatária.

A festa na Caueira será comandada no primeiro dia pela banda Alapada, e os cantores Maria Gadú e Jau, além do Dj Kaska. No dia seguinte, a animação ficará por conta de Patrícia Polayne, Lulu Santos, Monobloco e DJ Léo Levi. Outras festas que também recebem o selo do Verão Sergipe são o Pré-Caju e o Projeto Verão, realizado pela prefeitura de Aracaju. Ambos prometem animar ainda mais o período de férias e a diversão será para todos, reafirmando o objetivo principal do evento que se destaca em todo o país como um dos poucos festivais do Nordeste com grandes atrações e acesso gratuito.
Arena multicultural
A arena multicultural se consolidou no Verão Sergipe 2010 como um espaço de diversidade musical e principalmente de valorização do artista local, onde diversos músicos sergipanos - selecionados através de edital - tiveram acesso a um palco exclusivo para fazer suas apresentações.

Este ano, a arena está de volta, integrada ao Encontro Cultural de Laranjeiras, privilegiando ainda mais a cena musical sergipana e o artista local. O Encontro de Laranjeiras tem o apoio do Governo do Estado e possui uma vasta programação de debates, discussões e apresentações de grupos folclóricos, e atua como um fomentador e difusor da cultura sergipana. Com a inserção da Arena Multicultural no evento, artistas e profissionais da música terão público garantido e espaço para mostrar o seu trabalho.

Programação esportiva
Na quarta edição do Verão Sergipe, não poderia faltar a tradicional arena esportiva que movimenta as modalidades mais disputadas da estação. Futevôlei, handbeach e beach soccer, vôlei de praia em duplas e no 4x4, surf e bodyboard serão os esportes disputados no Verão Sergipe 2011.

Ao todo, são esperados mais de 700 atletas para participar do evento e como forma de incentivo aos participantes, os campeões receberão da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel) troféus e medalhas.

Fonte: Faxaju

Nenhum comentário:

Postar um comentário