segunda-feira, 27 de maio de 2013

Maria Gadú e Djavan estrelam noite brasileira na 10ª edição do EdpCoolJazz em Portugal dia 05/07/2013


A 10º edição do edpcooljazz vai contar com uma noite dedicada à música popular brasileira, e logo em dose dupla. Djavan, um dos mais importantes músicos brasileiros, e Maria Gadú, a maior promessa da música popular brasileira, atuam no dia 5 de julho nos jardins do Marquês de Pombal.


Autor de sucessos como “Flor de Lis”, “Oceano”, “Lilás”, “Não é Azul mas é Mar”, Djavan retrata nas suas canções a riqueza das cores do dia-a-dia e utiliza-as em construções metafóricas lindíssimas, acompanhadas de músicas amplas, confortáveis, de um luxo acessível a todos.
O seu primeiro disco, produzido pelo mítico Aloysio de Oliveira, "A voz, o violão, a música de Djavan", de 1976, marca a estreia de Djavan e torna-o imediatamente numa figura incontornável da música brasileira. “Flor de Lis” foi aqui um hit instantâneo, e torna-se em 1982 no primeiro sucesso de Djavan no mercado americano, na voz da diva Carmen McRae, com o título "Upside Down".
Com esta conquista chega o convite para gravar sob a produção de Ronnie Foster (um dos principais produtores da soul americana) e Djavan embarca para Los Angeles para gravar "Luz". Em 1984, em Los Angeles, Djavan grava ainda o disco "Lilás".
O aguardado álbum "Ária" (2010), é o primeiro em que Djavan exerce exclusivamente a arte de interpretar canções de outros compositores. O resultado é a reinvenção de canções clássicas, a descoberta de tesouros escondidos, e, sempre, de música boa. “Rua dos Amores” é o seu mais recente álbum editado em Setembro de 2012.


Nascida em São Paulo, Maria Gadú é considerada a nova voz da MPB (música popular brasileira). Esta simpática cantora e um tanto tímida, de 23 anos, superou todas as expectativas no Brasil com seu talento, quer como cantora quer como compositora. "Shimbalaiê", escrito quando ela tinha apenas dez anos, tornou-se num hit nacional.
O primeiro disco, "Maria Gadú", foi lançado em 2009 pela Slap, o rótulo boutique da Som Livre (a terceira maior do Brasil, mantendo cerca de 20% do mercado nacional). O álbum vendeu mais de 300.000 cópias, sendo um dos álbuns mais vendidos do ano. A tournée de 2009 incluiu mais de cem concertos por todo o Brasil, no Festival de Cinema Brasileiro e em cidades como Nova Iorque e Miami.
Maria Gadú teve a bênção de nomes mundialmente conhecidos da música brasileira, como Milton Nascimento, Caetano Veloso, Gilberto Gil e João Donato, que reconheceu o seu talento, e disse mesmo que tinha previsto "um caminho iluminado para ela" e que é "muito afeiçoado do estilo de Maria, sua personalidade e sua voz.“
Fevereiro foi o mês de lançamento em Portugal do seu mais recente trabalho. O DVD e CD Multishow Ao Vivo - Maria Gadú, gravado em São Paulo para uma plateia de mais de sete mil pessoas.

Fonte: edpcooljazz 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário